1 de jun. de 2010

"Praga" virtual usa botão Curtir do Facebook para atacar usuários

Ao dizer que gostou de frases infectadas, internauta é direcionado para página em branco

Uma nova praga está se espalhando pelo botão Curtir do Facebook. 

O ataque, que supostamente teria atingido centenas de milhares de usuários, faz parecer que o usuário curtiu um link, revelou a empresa de segurança Sophos.

As mensagens que estão sendo usadas no link de texto incluem “LOL (gargalhada) Esta garota FICOU POSSESSA depois que o POLICIAL leu sua ATUALIZAÇÃO”, “Este homem tira uma foto de si mesmo TODOS OS DIAS por 8 ANOS!”, “O vestido de formatura que fez a garota ser suspense da escola” e “Esta menina tem um jeito estranho de comer banana, veja só!”

Quando o usuário clica num texto que parece ter sido “curtido” ele é levado para uma página em branco que só contém o texto “Clique aqui para continuar”. Ao clicar em qualquer parte dessa página, o usuário fará com que a mesma mensagem seja publicada no perfis dos usuários do Facebook. 

Essa praga é muito parecida com o "worm" Fbhole, uma praga que se espalhou pelo Facebook há dez dias. Como os usuários acabam recomendando sem querer a página ofensiva à sua rede de contatos, esse é o tipo de verme que pode se espalhar muito rapidamente.

A empresa de segurança Sophos diz que as páginas linkadas infectadas tinham o "worm" Troj/iframe-ET. Essa praga parece apenas adicionar Curtir às atualizações do usuário, mas existe um jeito de se proteger. 

A Sophos recomenda que o usuário apague quaisquer atualizações relacionadas a esses links e confira seu perfil e as informações pessoais para ter certeza de que páginas ou links relacionados a esses sites não foram adicionados à sua página no Facebook.

R7