19 de jan. de 2011

“Precisamos garantir uma internet aberta”, dizem Al Gore e Berners-Lee em evento

O ex-vice-presidente dos EUA Al Gore afirmou que a internet precisa ser aberta para que o mundo seja melhor. 

Durante a Campus Party 2011, o ativista participou de uma palestra junto ao criador da World Wide Web, Tim Berners-Lee.

Os dois defenderam durante todo o evento que os governos liberem os dados de seus países, mas que a população também defenda essa ideia. “Trabalhem para obter os dados referentes ao Brasil. Precisamos garantir que a rede seja aberta”, afirmou Berners-Lee.

Segundo ele, o papel do cidadão é muito importante: “Temos que estar conscientes. Quando perceber que há uma tendência ao fechamento das informações, proteste e reclame”. E Al Gore completou: “A internet pode ajudar a mostrar um futuro melhor. Penso como Tim e acho que a web não pode ser controlada”.

Aquecimento Global
Logo no início do painel, o ex-vice-presidente disse “obrigado” a todos os presentes e fez um agradecimento especial à ex-senadora Marina Silva – sentada na primeira fila. Depois, Al Gore se solidarizou aos problemas com as enchentes no Sudeste. “O mundo está com vocês. Sabemos a dor que todos estão sentindo”, afirmou.

Aproveitando o tema, o ativista ainda comentou a importância das novas gerações para o controle do aquecimento global e do papel da internet nesse caso. Para ele, os veículos de comunicação, nos últimos anos, contribuíram para o consumismo, mas a rede está aí para mudar este cenário. “A internet é muito poderosa e a liberdade que existe nela ajuda na democracia”, disse.

Segundo ele, é preciso, no entanto, que haja consciência na utilização dessa ferramenta para que os padrões que prejudicam a natureza não estejam conectados aos usuários.

Wikileaks
Claro que em uma discussão sobre a liberação de informações do governo, o polêmico Wikileaks não estaria de fora. Questionados a respeito do site, os dois se mantiveram imparciais.

“Acredito que para os jornalistas, o vazamento de informações é justificado. Mas não necessariamente para a lei”, comentou Al Gore.  Já Berners-Lee disse que defende apenas as informações que ajudam a população, como locais onde ocorrem enchentes como a que temos visto no Brasil: “Apenas assim será útil para trabalharmos a favor do país”, explicou.

Educação
Outro tema bastante discutido durante a conversa entre os dois “pais da internet” foi a educação. Preocupante, segundo os dois, a situação da educação em todo o mundo merece atenção especial e que ainda não foi dada.

“Apenas 20% das pessoas têm acesso à rede. E as outras? Precisamos ensinar essas pessoas, levar conhecimento a elas e explicar. Todos podem fazer isso sozinhos, não precisam esperar por nós”, disse Berners-Lee.

Al Gore concordou com o colega e ainda disse que as pessoas não têm evoluído na rapidez da tecnologia. Para ele, é preciso um modelo educacional condizente ao século 21.

EBand