20 de mai. de 2010

Firefox e Chrome avançam nas empresas, e IE perde espaço

A Microsoft ainda domina os sistemas operacionais nos micros corporativos, com o Windows presente em quase 96% dos computadores empresariais e o Internet Explorer rodando em 72,5% dos desktops.

Mas os concorrentes estão em ascensão. A Apple está ganhando participação no mercado de sistema operacionais, e ambos os browsers Mozilla Firefox e Google Chrome estão atraindo usuários em empresas, segundo dados divulgados nesta quarta-feira pela Forrester.

O instituto analisou o sistema operacional e o navegador de mais de 90 mil PCs em 2.500 empresas, com base nas tecnologias que foram utilizadas para acessar o site da empresa.

O uso do Windows nas empresas diminuiu ligeiramente, de 96,1% em abril de 2009 para 95,8% em março deste ano. A participação da Apple subiu de 3,7% para 3,99% e o Linux manteve-se estável em 0,18%.

A verdadeira mudança nas tendências em OS é a migração de versões anteriores do Windows para o Windows 7, que se tornou rapidamente o sistema operacional padrão para computadores novos.

"Já presente em 7,4% dos PCs corporativos - um nível que o Windows Vista levou quase um ano para chegar - o Windows 7 está a caminho de ultrapassar facilmente a adoção do Windows Vista", escreveu Benjamin Gray, analista da Forrester, no relatório.

Entre os browsers, o Internet Explorer detém 72,5%, muito superior aos cerca de 60% no mercado global, que inclui tanto empresas quanto usuários domésticos.

Mas o uso do IE está caindo no mundo dos negócios, com os usuários abandonando o IE6 para o IE8, Firefox e Chrome, aponta o Forrester. A fatia de mercado do IE caiu de 77% em abril de 2009 para 72,5% em março de 2010, com o IE6 despencando de 41% para 21%.

A participação do Firefox aumentou de 17% para 20% no ano passado, enquanto o Chrome passou de 2,29% para 6,88%. O Safari, da Apple, caiu de 1,24% para 0,44%. A categoria de "outros" diminuiu de 2,1% para 0,28%, deixando claro que essa corrida está concentrada em Microsoft, Mozilla e Google.

O Firefox está ganhando terreno nas empresas por seus add-ons, que "simplificam e automatizam a vida cotidiana", segundo a Forrester, enquanto o Google Chrome está sendo adotado pela maioria dos trabalhadores mais ligados em tecnologia.

Network World