20 de mai. de 2010

UBUNTU



Vou falar sobre o GNU/LINUX Ubuntu.
O que é LINUX??
http://br-linux.org/faq-linux/

O que é Ubuntu??
http://pt.wikipedia.org/wiki/Ubuntu

Eu uso o Ubuntu desde a versão 7.4, a cada seis meses a Canonical lança uma nova versão desse sistema.

O ultimo digito do ano, seguido do mês. Além disto, existem os “nomes de guerra” dados para cada lançamento. Veja a relação das versões mais recentes:


6.06 = Lançada em junho de 2006. Apelidada de “Dapper Drake”, significa algo como “pato esperto”

6.10 = Lançada em outubro de 2006, apelidada de “Edgy Eft”, significa algo como “Salamandra impaciente”

7.04 = Lançada em Abril de 2007, apelidada de “Feisty Fawn” significa algo como “Gamo valente”.
Ah sim, “Gamo” é um tipo de veado (animal...)

7.10 = Lançada em outubro de 2007, apelidada de “Gutsy Gibbon” significa algo como “Gibão corajoso”. Para quem não sabe, Gibão é uma espécie de símio.

8.04 = Lançada em Abril de 2008, apelidada de “Hardy Heron” que se pode traduzir por “garça robusta”.

8.10 = Lançada em Outubro de 2008 apelidada de “Intrepid Ibex” que significa uma espécie de mamífero bovídeo caprino, em estado selvagem na Europa. Esta espécie habita as regiões montanhosas dos Alpes, em zonas de vegetação esparsa.

9.04 = Lançada em Abril de 2009 apelidada de “Jaunty Jackalope” que significa, mamíferos prestativos e muito fáceis de criar.

9.10 = Lançada em Outubro de 2009 apelidada de “Karmic Koala” que não precisa de explicação, todos sabem o que é um koala.



10.04 = Lançada dia 29 de Abril de 2010 apelidada de “Lucid Lynx” que significa um mamífero da ordem Carnivora, família Felidae, sendo portanto um carnívoro.

Os nomes podem ser pitorescos, mas o Ubuntu não está para brincadeiras. A cada dia ganha mais apoiadores , inclusive entre grandes fabricantes de computadores como a Dell e HP, que encontraram no Ubuntu uma alternativa para reduzir o preço de seus produtos. Em outra iniciativa dos apoiadores do Ubuntu, a grande rede americana de supermercados Wal-Mart não da conta de repor os estoques de seus micros de US$ 200 (nos EUA) que são oferecidos, claro com o Ubuntu pré-instalado.

E você é um usuário de Linux, mesmo sem saber. A maioria dos servidores de Internet usa Linux, o mesmo para servidores de e-mail e roteadores. Boa parte dos celulares utiliza alguma versão de Linux, o mesmo vale para os modernos conversores de TV digital.

Um outro detalhe em relação às versões de Ubuntu. Alem das datas de lançamento, pode fazer parte do nome a sigla “LTS” . É uma abreviação de “Long Term Support”, significando que a fundação Ubuntu oferece suporte a estas versões durante 5 anos, contra os 18 meses para as versões normais, ou seja, que não são “LTS”.

Existe também uma divisão entre as versões entre “Server” e “Desktop”. A diferença mais visível entre ambas, é que as versões “Server” não inicializam por um LiveCD e também não vem de fabrica com o ambiente gráfico. As versões “Desktop” rodam direto do CD e podem a partis daí serem ou não instaladas no HD. Já as versões “Server” precisam obrigatoriamente serem instaladas no HD para funcionar. 



Além disso, os pacotes de programas escolhidos são diferentes, procurando obter mais estabilidade em tarefas típicas de servidor na versão “Server”, e mais funcionalidades e facilidades de realizar tarefas do dia a dia nas versões para “Desktop”.

A versão 10,4 será uma LTS, e terá suporte integral até Abril de 2015.

Mas o melhor do Ubuntu é o seu forte suporte na internet e revistas.

Eu to oficialmente na 9,10 mas já estou testando o 10,4, que devo usar mesmo, só depois de uns 5 meses para a versão ficar totalmente estável.

Outro item que deixa esse Linux bem aceitável, é que depois de instalado, quase tudo parece automático, desde a instalação de uma impressora até a configuração de internet, claro que que existe alguma coisa que não funciona a contento mas vamos la com algumas dicas.

1º Não tenha medo do terminal ele fica no menu Aplicativos/Acessórios/Terminal
http://img59.imageshack.us/img59/8255/terminalf.png

la você digita os comandos para realizar muitas coisas.
http://wiki.ubuntu-br.org/ComandosBasicos


2º Use o que você tem, ou baixe e instale mais (grátis)

As distribuições Linux são totalmente gratuitas, portanto os programas que o acompanha também, no Ubuntu é muito fácil buscar, baixar e instalar. Você vai em Aplicativos/Central de programas do Ubuntu.
http://img715.imageshack.us/img715/2278/central.png

La você encontra centenas de programas mais de 31000 para tudo o que for útil, até driver's/módulos (como são chamados no mundo Linux) de placas de vídeo “ATI/Nvidia” tudo muito bem dividido em categorias.

Usar o painel do Ubuntu é mais fácil que o do Windows e/ou MAC, la tem tudo muito bem dividido em categorias;
http://img215.imageshack.us/img215/8748/aplicativos.png
http://img52.imageshack.us/img52/9349/locais.png
http://img547.imageshack.us/img547/5230/sistema1.png
http://img407.imageshack.us/img407/2894/sistema2.png

O Ubuntu por padrão, vem com a interface chamada Gnome;
http://br.gnome.org/GNOMEBR/Gnome
Mas existe variações da distribuição que são;
Kubuntu =
http://www.kubuntu.com.br/
com interface KDE =
http://www.kde.org/

Xubuntu =
http://wiki.ubuntu-br.org/Xubuntu-BR
com a interface Xfce =
http://www.xfce.org/

Lubuntu =
https://wiki.ubuntu.com/Lubuntu
com a interface LXDE =
http://lxde.org/

Tem também o NetBook Remix =
http://www.canonical.com/projects/ubuntu/unr
criado especialmente para Netbook e Notebook de tela pequena.

Na interface Gnome o gerenciador de janelas ou o explorer do Linux é o Nautilus.
http://live.gnome.org/Nautilus
Que é superfácil de usar, la você navega pelas pastas com muita facilidade e organiza o seu pc http://img188.imageshack.us/img188/9656/nauti.png

Uma ferramenta que também é extremamente útil no Ubuntu é o “Synapict”
http://img163.imageshack.us/img163/6377/syna.png

Nela é possível instalar e/ou remover programas que você vai usar ou não, para abrir vai em Sistema/Administração/Synapict, mas tome muito cuidado ao usar, ele não perdoa erros de desinstalação, pesquise antes de instalar/remover qualquer programa.

No Synapict você também pode adicionar PPA de terceiros, o que é PPA???

Em resumo são programas de terceiros, que você pode utilizar no seu Linux para instalar qualquer coisa, o Linux usa um imenso repositório onde ficam os pacotes para você baixar, la tem de tudo, desde driver para placa de vídeo até programas dos mais variados.

Para adicionar novos PPA's abra o terminal, e digite assim:
sudo add-apt-repository ppa:paul-climbing/ppa

Para instalar e/ou atualizar o Emessene =
http://www.emesene.org/
lembrando que se você leu la em cima, os comandos do terminal, a palavra “
sudo” te da permissão de administrador do sistema, portanto você terá que digitar a senha que você criou quando instalou seu Ubuntu.


Ah!!! Antes de você instalar qualquer programa logo após ter adicionado um novo PPA, digite no terminal:
sudo apt-get update ele fará uma atualização dos repositórios. http://img42.imageshack.us/img42/7430/term.png
Aqui vão alguns PPA's valiosos:

Mplayer:
sudo add-apt-repository ppa:rvm/mplayer

Banshee Media Player:
sudo add-apt-repository ppa:banshee-team/ppa

Docky:
sudo add-apt-repository ppa:docky-core/ppa

GNOME Do:
sudo add-apt-repository ppa:do-core/ppa

XBMC Media Centre:
sudo add-apt-repository ppa:team-xbmc/ppa

Wine:
sudo add-apt-repository ppa:ubuntu-wine/ppa

PiTiVi Video Editor:
sudo add-apt-repository ppa:gstreamer-developers/ppa

Pidgin Instant Messenger:
sudo add-apt-repository ppa:pidgin-developers/ppa

Amsn:
sudo add-apt-repository ppa:amsn-daily/ppa

WinFF:
sudo add-apt-repository ppa:paul-climbing/ppa

Drivers Nvidia:
sudo add-apt-repository ppa:nvidia-vdpau/ppa

 




MAS ATENÇÃO!!!!


ANTES DE INSTALAR QUALQUER PROGRAMA DE TERCEIRO, FAÇA UMA PESQUISA NA NET REF AO PROGRAMA, PARA NÃO TER DOR DE CABEÇA NO FUTURO.

Um programa que acho muito útil e uso desde a criação é o Ubuntu Tweak:
http://ubuntu-tweak.com/
O meu
http://img696.imageshack.us/img696/2167/tweak.png
Ele torna mais fácil ainda o uso do Ubuntu, adicionando novas PPA's configurando a área de trabalho, pastas, comando do teclado, opções na tela de Boot, e muitas outras coisas, esse programa deveria vir como padrão no Ubuntu é muito útil.


Ele até limpa o seu Linux removendo pacotes obsoletos, limpa até Kernel antigo,
É BOM DE MAIS SÔ!!!!!

Os vírus e o Linux
Os vírus são programas mal intencionados que fazem algo em sua máquina que você não gostaria que fizessem, sem seu conhecimento ou permissão. Após o vírus ser ativado, ele infectará outros arquivos/programas.

A plataforma UNIX não é muito vulnerável a vírus, que são muito comuns nas demais plataformas como Windows (3.1, 95, 98, ME) e Macintosh, pois eles não trabalham com múltiplos usuários nem permissão de arquivos.

O Linux tem definições claras sobre permissões de arquivos, usuários, grupos. Nele, um vírus pode afetar apenas o usuário que executou o programa, ao contrário de plataformas como o Windows, onde o que estiver sendo executado tem controle total sobre a máquina. Isso faz com que seja, na melhor das hipóteses, difícil o desenvolvimento de vírus pra Linux.
Então já existe vírus pra Linux?

Alguns vírus de teste de conceito foram criados, porém, eles são propagados apenas se forem executados como root e não podem se espalhar remotamente, apenas infectar outros arquivos binários na própria máquina (ou disponíveis através do NFS). É possível que sejam desenvolvidos vírus para plataforma Unix, mas até hoje, não há nenhum.


Mas então, qual a função dos anti-vírus pra Linux?

Há anti-vírus que rodam no Linux e você deve ouvir falar neles de vez em quando. Na verdade, esses programas permitem que uma máquina Linux procure vírus de computadores pessoais, máquinas Macintosh, etc, e não propriamente vírus para Linux. Esses anti-vírus são muito utilizados quando o Linux está rodando como servidor de email ou arquivos, permitindo que sejam pesquisadas todas as mensagens que forem recebidas, por exemplo.
Para evitar problemas, evite trabalhar como "root", e nem pense em entrar na net como tal.

Bom quando você instala o seu Ubuntu, uma das perguntas que ele faz é “que você crie uma senha de usuário” para que isso???

Você só terá privilégios de administrador se digitar essa senha, se você não tá instalando nada e de repente aparecer uma caixa pedindo para você digitar a sua senha, verifique o que ele tá tentando abrir ou ignore, essa é uma das ferramentas de segurança do Linux, hoje fiquei sabendo que um banco dos EUA, esta dando CD's do Ubuntu para seus clientes usarem o Internet Banking, aqui no Brasil alguns bancos, CEF, Banco Real/Santander, pede para o usuário instalar um plugin no Windows por motivos de segurança, no Linux não, basta você ligar para o serviço do banco e dizer que usa Linux e seu acesso tá liberado.

Aqui vão alguns programas que já vem instalado no 10.4 que você pode usar a vontade.


Firefox
Br Office 3,2
Mensageiro instantâneo = Empathy
e-mail = Evolution
Tocador e organizador de musicas = Rhythmbox
Tocador de vídeos = Totem
Gravador de CD/DVD = Brasero
Gerenciador de imagens = F-Spot
Editor de vídeos = PiTiVi
Digitalizador de documentos/imagens (scaner) = Simple Scan
Gravador de som = gnome-sound-recorder.


E muito mais, não esquecendo que você pode instalar qualquer programa na Central de programas do Ubuntu.


A conexão de rede/internet no Ubuntu é quase que automática, se você usa roteador basta ligar a máquina que já estará conectado, se usa uma conexão do tipo cabo (TV a cabo) também é direta, se usa 3G, basta uma pequena pesquisa na internet para saber se o seu modem é reconhecido pelo Ubuntu, se usa xDSL mais conhecida como PPPO, que normalmente precisa assinar um provedor basta ir no Terminal e digitar sudo pppoeconf e seguir a orientação.

Conexões WIFI também são na maioria das vezes reconhecidas automaticamente no Ubuntu a não ser que o driver d note não seja achado pelo sistema, ai de uma pesquisada que tem muitos tutoriais para instalar o módulo.


Como instalar tudo em Ubuntu
http://www.guiaubuntupt.org/wiki/index.php?title=Como_instalar_tudo_em_Ubuntu
Fácil né???
Tem também:
http://www.getdeb.net/welcome/
com várias Apps para tudo que é programa.

Agora se você quer dar um tapa no visu do seu Ubuntu:
http://gnome-look.org/
http://kde-look.org/
http://xfce-look.org/

Atualizando o Firefox.
Sempre que o FF é atualizado, no Windows, basta procurar no próprio navegador se há atualização disponível, no Linux é diferente, como não existe só o Ubuntu no mundo Linux a Mozilla coloca um pacote .tar para extração e instalação, é meio complicado atualizar assim tem que ir no terminal e ficar digitando uns comando la, mas já tem um instalador próprio para o Ubuntu, é o Ubuntuzilla, é um script em python que possibilita a instalação automática (incluído o download) da última versão do Mozilla Firefox, do Mozilla SeaMonkey e do Mozilla Thunderbird no Ubuntu.
Tá em inglês mas da para entender.

Bom povo, acho que já da para ter uma ideia o que é esse S.O tão falado nos últimos anos, eu uso e uso com orgulho, já instalei em dezenas de máquinas em dual ou sozinho e até hoje só tenho elogios para ele.

Então bora usar.
http://www.ubuntu-br.org/
http://matechtecnologiapura.blogspot.com/2010/03/ubuntu-1004-lts-beta-1.html
Leia:
http://focalinux.cipsga.org.br/





O guia Foca esta de site novo:  http://www.guiafoca.org/

IMPORTANTE, SE VOCÊ JA USA UMA VERSÃO ANTERIOR A 10.4, QUANDO APARECER NAS ATUALIZAÇÕES 'NOVA DISTRIBUIÇÃO' NÃO ATUALIZE, FAÇA O DONWLOAD FORMATE A MÁQUINA E FAÇA UMA INSTALAÇÃO LIMPA, PARA NÃO FICAR COM PACOTES OBSOLETOS NA SUA MÁQUINA.

ABSOLUTO® 10.4 [Powered GNU/LINUX]