19 de jan. de 2011

Cubo leva botão "curtir" do Facebook para a vida real

Novidade permite integração com a rede social mais usada no mundo.

Uma empresa mineira espalhou cubos coloridos pela Campus Party, evento de tecnologia que acontece nesta semana, em São Paulo, que fazem o usuário de Facebook “curtir” alguma coisa do evento com o simples ato de passar um cartão.

O projeto é da empresa Plankton Digital Brain. Funciona assim: o usuário faz o cadastro no site da empresa que vai vincular a conta da rede social Facebook com o cartão. A partir daí, toda vez que o usuário passar o cartão pelo cubo, vai constar no perfil como se o usuário tivesse apertado o botão “curtir” no evento ao qual o cubo está associado.

Existem quatro cubos na Campus Party. Um deles está fixo no palco de palestras de mídias sociais. Se alguém passar o cartão antes das palestras, vai constar no perfil um “curtir” do espaço. Durante as palestras, os organizadores da Plankton prometem atualizar o vínculo do cubo.

Os outros três cubos estão rodando pelo evento. Um deles estava nesta segunda-feira (17) ao lado do computador que homenageia Chucky, o boneco assassino.

O diretor da Plankton, Ernani Hoffman, diz que o sistema é seguro, pois usa o cadastro do Facebook para fazer a ligação entre o cartão e o perfil da rede social. Hoffman diz também que seria simples para trocar o suporte do cartão e do cubo por qualquer outro formato.

Uma maneira criativa de usar esse projeto comercialmente seria colocando cubos em uma loja ou produto. Isso faria com que o usuário divulgasse sem custos o produto de maneira qualificada.

O Facebook é uma rede social em plena expansão – é o serviço do tipo mais usado no mundo hoje. Já é o site mais visitado dos Estados Unidos. 

R7