19 de jan. de 2011

Fundador da Campus Party lança “Nerds sem Fronteiras” para levar tecnologia a países pobres

Ideia é estimular a população a usar a internet de modo responsável.

A Campus Party, espécie de acampamento nerd que começou nesta segunda-feira (17) em São Paulo, lançou uma campanha pelo uso responsável da tecnologia. O projeto, chamado #somethingbetter (algo melhor, em inglês), tem o objetivo de estimular o uso cidadão da internet "em benefício da humanidade".

A ideia, inspirada em uma dúvida do ex-presidente americano Al Gore em relação ao objetivo da Campus Party, é criar um programa de voluntariado tecnológico para atuar em países carentes.


Inicialmente, uma das três principais frentes de atuação do projeto será lutar para que todos os ministérios de educação do mundo incluam nos currículos cursos que estimulem o uso cívico da tecnologia para crianças, pais e professores. Uma segunda luta será criar uma espécie de Médicos sem Fronteiras – os “Nerds sem Fronteiras” – que irá oferecer ajuda a países carentes. E uma terceira prevê a identificação de maus usos da tecnologia para combatê-los. 


Paco Ragageles, um dos fundadores da Campus Party, explicou que a ideia surgiu quando, em visita à casa do ex-vice-presidente americano Al Gore, este lhe perguntou qual o propósito da Campus Party e lhe contou a história de um rapaz que havia se suicidado por que seus colegas haviam usado sua webcam para mostrar que ele estava fazendo sexo com outro rapaz.


- Muita gente jovem faz isso. Há falta de consciência do uso da tecnologia em todo o mundo. Era preciso fazer algo melhor. Temos que usar a tecnologia para construir um mundo melhor.


José Maria Alvarez-Pallete, presidente da Telefonica Latino-América, disse que a importância do somethingbetter com números que ilustram o crescimento da internet no último ano. 

Segundo ele, em junho de 2010 havia 2 bilhões de usuários da rede em todo mundo, 600 milhões deles só no Facebook (uma população maior que a de muitos países do mundo), que enviaram 107 trilhões de e-mails, acessaram algum dos 255 milhões de sites e postaram 25 bilhões de tuitadas.

- O tráfego está explodindo em todo o mundo. Todo mundo quer estar sempre conectado na internet. Em breve, todas as coisas vão estar ligadas à rede. Por isso, precisamos de um compromisso de que vamos usá-la com responsabilidade.

Para que os campuseiros possam enviar ideias ao projeto, foi criado o e-mail somethingbetter@campus-party.org.

R7