12 de ago. de 2010

Cardapio, um menu muito bom!

Autor: Cláudio Novais Este software tem ganho bastante protagonismo nos últimos tempos pela sua simplicidade e objetividade. Para além da simples funcionalidade de menu do painel do Ubuntu, o Cardapio permite ser utilizado como menu de docks, nomeadamente da AWN, e permite utilizar plugins para se enriquecer em termos de funcionalidades.
Cardapio no Ubuntu
Na sua forma padrão, o Cardapio vem como um menu bastante simplista, que contém as várias aplicações que podem ser executadas e os vários locais favoritos. Para além disso, traz uma caixa de texto que permite fazer buscas pelas aplicações e locais. Visualmente é bastante compacto e agradável à vista, pois consegue aglomerar todos os itens de uma forma bastante concisa.
Caixa de pesquisa do Cardapio
Para além de ser visualmente bonito e por padrão ser utilizado no painel do Gnome, o Cardapio também permite ser adicionado a docks como o AWN e a docky, o que permite para os utilizadores que preferirem, remover todos os painéis do Gnome e apenas utilizar uma dock.
Cardapio no AWN
Tal como referido no início do artigo, o Cardapio permite adicionar extensões (plugins) para ficar mais completo conforme os gostos dos utilizadores. Entre as muitas extensões que ele já contém prontas a ser activadas, destaca-se as seguintes: Pesquisas Google ou Bing ou Yahoo ou mesmo Wikipedia, apresentação dos documentos recentemente utilizados, pesquisa de ficheiros e até pesquisa por programas em conciliação com a Central de Programas do Ubuntu.
Plugin de pesquisas na Wikipedia activo!
Por fim, resta referenciar que nas opções do Cardapio, para além de poder definir as extensões a utilizar, ainda permite definir uma combinação de teclas para abrir o menu, ou até adicionar a funcionalidade de passar o cursor por cima do botão e o menu abrir-se, e ainda pode definir o aspecto do botão no Painel do Gnome!

Instalação

A instalação desta aplicação pode ser feita através de um repositório ou através da compilação da mesma. Como é normal no Ubuntued, recomenda-se que instale o Cardapio através do seu repositório oficial de modo a que tenha uma instalação facilitada e mantenha o menu sempre atualizado.
Sendo assim, para começar deverá adicionar o repositório oficial do Cardapio escrevendo o seguinte no terminal:
sudo add-apt-repository ppa:cardapio-team/unstable && sudo apt-get update
Depois do processo concluído, escreva no terminal:
sudo apt-get install cardapio
Conforme a utilidade que o utilizador quiser dar a esta aplicação, deverá adicionar o Cardapio. Se quiser adicionar a uma dock, deverá proceder à adição conforme o processo específico da dock, se quiser adicionar ao Painel do Gnome, basta clicar com a tecla da direita do rato (mouse) em cima do painel e escolher a opção “Adicionar ao Painel…”.
A adicionar Cardapio ao Painel do Gnome
De seguida, na janela que irá abrir, procure por “Cardapio” na lista e clique no botão “Adicionar” ou então arraste esse item para o local que preferir.
A seleccionar Cardapio para adicionar ao Painel do Gnome

Opções do Cardapio

Para aceder às opções do Cardapio basta clicar com a tecla da direita do rato (mouse) em cima do programa e escolher a opção “Propriedades”. No caso de querer editar alguma entrada na lista de aplicações, em vez de escolher a opção “Propriedades”, deverá escolher a opção “Editar Menus”, onde será apresentada a janela normal de edição de aplicações.
Lista de plugins do Cardapio
Quando aceder às propriedades, será apresentada uma janela com duas abas, a das opções gerais do Cardapio e das extensões. No caso de não gostar do visual atual do botão do Cardapio, bastará mudar as opções da secção “Botão do Painel”.
A definir visual do botão
http://ubuntued.info/cardapio-um-menu-muito-bom