2 de set. de 2010

Jobs apresenta atualizações de iPods, Apple TV, iOS e iTunes

CEO da companhia anunciou novidades, com novos recursos e correções, durante evento realizado nos Estados Unidos na manhã de hoje. O "evento especial" que seria apenas musical acabou trazendo outras novidades, uma vez que o CEO da Apple, Steve Jobs, apresentou ao público a nova linha de iPods, Apple TV, iOS e iTunes da empresa.

Macworld Brasil teve cobertura ao vivo do evento em seu site e via Twitter. A seguir, segue um resumo do que melhor aconteceu no evento. Vamos começar pelos donos da festa.

Nesta tarde, foram apresentados novos modelos dos iPods Touch, Nano e Shuffle - apenas o Classic foi deixado de fora (mas ele continua à venda na Apple Store Online junto com seus "novos irmãos"). Todos os novos modelos do iPod estarão disponíveis para venda a partir da próxima semana nos Estados Unidos, segundo Steve Jobs, CEO da companhia. Além disso, os novos modelos Shuffle e Nano já estão em pré-venda na loja online da Apple no Brasil, enquanto o Touch possui a previsão de chegada "em breve". Mais fino, o Touch terá várias características do iPhone 4, como câmera frontal, suporte para videochamadas via Wi-Fi por meio da plataforma FaceTime (por isso ganhou também um microfone embutido), tela Retina de alta resolução e chip A4 (mesmo do iPhone 4 e do iPad).

Com as mesmas capacidades de armazenamento do anterior, o novo Touch virá com o iOS 4.1 e terá os seguintes preços no Brasil: 749 reais (8GB), 999 reais (32 GB) e 1299 reais (64 GB), mas ainda não pode ser "pré-comprado" no site da Apple, tendo um aviso que chegará "em breve" à loja virtual.

As maiores mudanças, no entanto, podem ser observadas no Nano, que agora é multitouch (tela sensível a toque) e mais compacto, sendo 46% menor e 42% mais leve do que sua versão anterior.

Ele tem um formato quadrado, parecido com o Shuffle, tendo perdido a tradicional roda click wheel e estando disponível em sete cores (incluindo vermelho). Com 29 idiomas, o novo aparelho traz botões de volume, recursos VoiceOver e Nike+, rádio FM e pedômetro. Segundo Jobs, sua bateria terá duração de 24 horas de playback (reprodução). Já disponível para pré-compra no site da Apple Brasil, o novo Nano custa 549 reais (8GB) e 649 (16GB), sendo que o prazo é de envio entre uma e duas semanas.