
Segundo o Wikipedia:
Um rootkit é um programa com codigo mal intencionado que busca se esconder de softwares de segurança e do usuário utilizando diversas técnicas avançadas de programação.
Rootkits escondem a sua presença no sistema, escondendo suas chaves no registro (para que o usuário não possa vê-las) e escondendo os seus processos no Gerenciador de Tarefas, além de retornar sempre erros de “arquivo inexistente” ao tentar acessar os arquivos relacionados.
Rootkits também utilizam-se, muitas das vezes, de drivers, isto é, arquivos de sistema para o funcionamento de hardware, para se esconderem de antivírus, que ao lidarem com essas situações, irão "pensar" que o rootkit é um serviço legítimo do sistema operacional.
Diversos tipos de código mal intencionado utilizam essas tecnologias com o objetivo de dificultar sua remoção e o fazem com sucesso: os rootkits mais avançados são bem difíceis de serem removidos. Poucos antivirus hoje conseguem identificar e eliminar essas pragas.
Vamos mostrar recursos de verificação para o Linux para identificar estas ameaças.
rkhunter
O rkhunter é uma ferramenta que ajuda a verificar se o sistema está livre de aplicações maliciosas. Ele procura por rootkits, backdoors e invasores locais, através de testes como: - comparação do MD5 - procura de arquivos padrão usados pelos rootkits - procura de permissões erradas para arquivos binários - procura de strings suspeitas nos módulos LKM e KLD - procura de arquivos escondidos - varredura opcional de arquivos binários e de texto puroapt-get update apt-get install rkhunter rkhunter --update
Para rodar o rkhunter:
rkhunter -c
man rkhunter
http://www.ubuntu-ac.org/archives/1136