Mal completamos um dia da apresentação dos novos MacBooks Air, o pessoal da iFixit já pôs as mãos numa unidade de 11,6 polegadas e expôs todas as suas entranhas para o mundo.
O novo Air não é nada fácil de abrir: sua case é fechada com Security Torxs de cinco pontos, que requerem ferramentas que nem todos têm. Felizmente, a iFixit deu seu jeito de abrir a nova maquininha.
Antes de chegarmos à parte interna, algumas imagens de fora: caixa do laptop, o pendrive de restauração e o novo botão liga/desliga, no canto superior direito do teclado.
Agora sim, ao interior do novo MacBook Air:
Como dá pra notar, a bateria (ou melhor, as *seis* baterias) é grande como esperado, ocupando cerca de dois terços da parte interna da máquina. Elas proporcionam um total de 35 watts de força.
Outros detalhes que vale citarmos:
MM
O novo Air não é nada fácil de abrir: sua case é fechada com Security Torxs de cinco pontos, que requerem ferramentas que nem todos têm. Felizmente, a iFixit deu seu jeito de abrir a nova maquininha.
Antes de chegarmos à parte interna, algumas imagens de fora: caixa do laptop, o pendrive de restauração e o novo botão liga/desliga, no canto superior direito do teclado.
Agora sim, ao interior do novo MacBook Air:
Como dá pra notar, a bateria (ou melhor, as *seis* baterias) é grande como esperado, ocupando cerca de dois terços da parte interna da máquina. Elas proporcionam um total de 35 watts de força.
Outros detalhes que vale citarmos:
- Os chips de memória NAND flash podem ser retirados da placa-mãe sem muita dificuldade, mas como são customizados não há ainda uma forma fácil de substituí-los no mercado. Juntos eles pesam apenas 10 gramas, contra 45 do disco rígido utilizado na geração anterior do Air.
- A memória onboard da máquina consiste em quatro chips de 16GB (totalizando 64GB), um controlador de drives de estado sólido da Toshiba e um Micron OKA17 D9HSJ. Já a RAM é soldada à placa lógica, ou seja, não pode ser trocada pelo usuário.
- O chip Wi-Fi/Bluetooth do novo MacBook Air é da Broadcom — o mesmo utilizado nos MacBooks Pro atuais, o que explica a disponibilidade imediata do Air no Brasil (ele não precisará ser homologado pela Anatel).
- Todo o resfriamento da máquina é feito por um único ventilador minúsculo.
MM