11 de fev. de 2011

Activision anuncia que deixará de produzir série Guitar Hero

Produtora diz que popularidade dela está em queda e que vai investir em Call of Duty.

As perspectivas da Activision Blizzard para o primeiro trimestre ficaram abaixo das expectativas de Wall Street e a empresa fechará sua divisão responsável pelos jogos de música Guitar Hero, o que causou queda de mais de 7% em suas ações, nesta quarta-feira (9).

A empresa previu receita de R$ 1,17 (US$ 0,70) por ação para o ano, o que fica abaixo da média de R$ 1,38 (US$ 0,83) por ação estimada por analistas.

Segundo Eric Kandler, analista da MKM Partners, "as projeções para 2011 foram muito decepcionantes, bem abaixo do que as pessoas esperavam, já que a empresa tinha um longo histórico de receita crescente".

A Activision Blizzard anunciou que fecharia sua unidade de negóciosGuitar Hero e que suspenderia o desenvolvimento da próxima versão do jogo porque a popularidade dos videogames musicais entrou em queda. A empresa informou que demitiria 500 dos seus 7.000 funcionários em todo o mundo.

Em dezembro, a Viacom vendeu a Harmonix Music Systems, produtora responsável pela série de jogos Rock Band, ao grupo de investimento Columbus Nova, e lucrou R$ 334,2 milhões (US$ 200 milhões) com a transação, estimaram analistas.

A despeito da onda de vendas de ações da Activision Blizzard nesta quarta, alguns investidores, como Harry Rady, vice-presidente de investimento da Rady Asset Management, que tem ações da empresa, elogiaram a decisão da empresa de reduzir seus esforços quanto a títulos como Guitar Hero e concentrar recursos em sucessos como Call of Duty.

- Sempre que uma empresa se concentra em sua linha de maior sucesso para torná-la melhor e mais lucrativa, cortando um braço para tornar o corpo mais forte, isso demonstra uma equipe de gestão disciplinada.

Os jogos de música têm produção cara, se forem incluídos os custos de licenciamento das canções e o custo de fabricação de hardware especial, como as guitarras de plástico.

"Na situação econômica atual, simplesmente não há como gerar lucros com eles", explica Eric Hirshberg, presidente-executivo da Activision Publishing, em conversa telefônica com analistas.

A Activision informou ainda que não lançaria um jogo de skate no próximo ano e que poderia descartar o jogo True Crime: Hong Kong. A empresa anunciou ainda uma nova plataforma digital, Beachhead, que seria focada na franquia de grande sucesso Call of Duty.

Desde que foi lançado em novembro, Call of Duty: Black Ops já quebrou recordes no varejo, registrando mais de R$ 1,67 bilhão (US$ 1 bilhão).

Copyright Thomson Reuters 2011