2 de fev. de 2011

Participação do iPad cai e Android ocupa 22% do mercado de tablets

Volume crescente, no entanto, indica alta também em vendas da Apple. 

Em 2010, computador portátil de Steve Jobs 'surfou' praticamente sozinho.

O iPad, tablet que praticamente ressuscitou o mercado de tablets em 2010, já sente os efeitos da chegada da concorrência. Segundo a consultoria Strategy Analytics, a participação total da Apple no mercado americano de computadores no novo formato caiu de 95% no terceiro trimestre de 2010 para 75% no quarto.
De acordo com a consultoria, que tem sede em Boston, nos EUA, o grande destaque do último trimestre do ano foram os aparelhos com sistema operacional Android, do Google. O Android assumiu uma participação de 22% do mercado, quase dez vezes maior que a percentagem no trimestre anterior, que era de 2,3%.
Enquanto isso, o mercado como um todo disparou 120%, para quase 10 milhões de unidades.
O tablet Galaxy, da Samsung, foi o principal competidor do iPad no 4º trimestre de 2010. A companhia afirma que vendeu 2 milhões de aparelhod nos últimos três meses de 2010. Já a Apple afirma vendas de 7 milhões de iPads.
A Strategy Analytics prevê que o Android aumente sua participação de mercado no primeiro trimestre, conforme novos aparelhos como o Xoom, da Motorola, devem começar a ser vendidos. Na Consumer Electronics Show, feira de eletrônicos realizada em Las Vegas no início de janeiro, os tablets foram o grande destaque, principalmente os modelos com Android.