O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, se encontrará com Mark Zuckerberg, CEO e fundador do Facebook no próximo dia 20. A reunião será transmitida em tempo real, a partir das 20h45 – horário de Brasília – pelo site da Casa Branca e por seu perfil na rede social.
A diretora de operações, Sheryl Sandberg, também participará da conversa, a ser realizada em Palo Alto, na Califórnia, onde fica a sede da empresa.
Obama pretende discutir, segundo comunicado no blog oficial, os desafios e os sacrifícios que os americanos precisarão confrontar à medida que o Governo instaura uma nova política de responsabilidade fiscal, sem, no entanto, deixar de investir em inovação.
Durante o evento, o presidente responderá a uma série de perguntas feitas pelos próprios usuários e selecionadas previamente. As questões deverão ser enviadas à página especial no Facebook ou a partir deste formulário no portal oficial da Casa Branca. Às 15h30, mais de oito mil pessoas já haviam confirmado que assistirão ao programa
Recentemente, o Obama deu início à campanha pela sua reeleição e, tal qual o que ocorreu em 2008, espera ter grande apoio de eleitores jovens, que usam a Internet diariamente. Seu site, por exemplo, incentiva os usuários a cadastrarem-se no portal via suas contas no Facebook e, a partir daí, fazer comentários sobre a próxima eleição e convidar conhecidos para fazer o mesmo.
A importância da rede virtual na próxima corrida presidencial deverá ser ainda maior do que na última. Pelo Partido Republicano, nomes como o de Michelle Bachmann, Haley Barbour e Newt Gingrich são comentados – todos têm boa presença na Internet e estão familiarizados com o meio.
Por mais que Obama seja o primeiro presidente em exercício a participar de um evento ao vivo promovido pelo Facebook, ele não é pioneiro se considerarmos também ex-líderes dos Estados Unidos. Em novembro de 2010, George W. Bush, seu antecessor, respondeu perguntas de internautas e conversou com Zuckerberg também no quartel da companhia, em Palo Alto. A ideia era promover seu livro de memórias, Decision Points (Pontos de Decisão).
IDG