24 de abr. de 2011

Google planeja parceria para lançar serviço de música

A empresa quer oferecer músicas pela web sem a necessidade do usuário fazer download.

O Google negocia uma possível aliança com o serviço de música pela internet Spotify, de grande sucesso na Europa, para iniciar seu esperado serviço Google Music, informou o site especializado CNET.

Segundo a publicação, a empresa do setor de tecnologia considera esse tipo de aliança como um passo para reforçar o que seria um novo serviço de música pela internet que não exija o download do arquivo.

Por enquanto, explica o CNET, não há um acordo com a Spotify, empresa que recentemente iniciou negociações para lançar seu serviço nos Estados Unidos, após o sucesso conquistado na Europa.

Além disso, a Google tentou, sem muito sucesso, negociar acordos com quatro grandes gravadoras para lançar esse serviço que, em princípio, pretendia lançar no final do ano, embora ainda não tenha uma data prevista.

De qualquer forma, o Google, assim como a Apple, tem interesse em lançar um serviço de armazenamento de música hospedado em "na nuvem", que permite ao usuário acessar os arquivos por meio de qualquer aparelho com acesso à internet sem risco de perdê-lo por algum tipo de falha no disco rígido.

A expectativa é de que o acesso “na nuvem" seja o novo método de distribuição da indústria musical, e as grandes empresas estão envolvidas em uma corrida para lançar em breve esse tipo de serviço.

A Apple, por exemplo, segundo o blog All Things Digital, já tem a configuração de seu serviço concluída e fechou acordos com duas gravadoras para o lançamento.

A loja virtual Amazon também está interessada nesse projeto, e anunciou em março um novo serviço que permite o armazenamento nos servidores dos usuários de arquivos de música, vídeos e livros digitais.

R7