31 de mai. de 2011

Sistema operacional do Google deve continuar focado em notebooks

Empresa diz que não tem planos para entrar no mercado de tablets.

Google vai manter os notebooks como foco de seu sistema operacional Chrome, e não tem planos imediatos para oferecer o sistema para tablets ou combiná-lo ao seu popular sistema operacional Android para smartphones, disse um importante executivo da empresa.

O Google vem realizando avanços agressivos no mercado de sistemas operacionais para computadores, dominado pela Microsoft. O Windows, da empresa de Bill Gates, opera em 90% dos computadores mundiais.

Nesta terça-feira (31), o vice-presidente da divisão do Google responsável pelo Chrome, Sundar Pinchai, disse que o sistema teve um crescimento de 100% nos últimos 12 meses.A quantidade de usuários chega a 180 milhões, de acordo com o executivo. Pinchai deu uma coletiva de imprensa na feira de computação Computex, em Taiwan.

- O Chrome OS é um modelo de computador projetado tendo em mente diversos formatos, mas nosso foco continua a ser o formato notebook, por enquanto. Ainda não temos outros planos.

Laptops equipados com o Chrome e projetados especialmente para acesso à Web, produzidos pela Samsung Electronics e Acer, chegarão ao mercado em junho, lutando contra os produtos da Microsoft e Apple.

Já que o número de seus parceiros entre os fabricantes de computadores continua pequeno, o Google criou um centro especial para o Chrome em Taiwan, na esperança de atrair novos parceiros na região, informou Pinchai, sem acrescentar detalhes.

O sistema operacional básico é essencialmente um navegador de Web que conduz os usuários a aplicativos como programas de e-mail e planilhas acessíveis online, em lugar de utilizar software instalado no computador. O diretor de pesquisa da Ovum para a região Ásia-Pacífico, Steve Hodgkinson , diz que vai demorar algum tempo para que o Chrome seja capaz de revolucionar o mundo dos computadores, como o Google Android fez no mercado de aparelhos móveis.

- A questão é determinar se o Google tem o foco e o bom senso necessários em termos de marketing para posicionar o Chrome OS de forma a concorrer com os sistemas operacionais rivais para tablets e computadores. O risco é de que o Chrome OS se perca no meio do caminho [e se torne] mais que um smartphone ou tablet mas menos que um sistema operacional pleno para laptops.