16 de jul. de 2011

Globo quer suas novelas longe do YouTube

Emissora firma parceria com Google para que novelas O Astro e Insensato Coração sejam removidas.

A Globo firmou uma parceria com a Google para a remoção de seus vídeos do YouTube. Segundo o jornal Folha de São Paulo, o primeiro alvo será o conteúdo relacionado à sua novela das 11, O Astro. A própria emissora monitorará o site, a fim de solicitar a exclusão quando necessário.

Outra novela – Insensato Coração, das nove – também receberá atenção especial da empresa. Em breve, outras atrações terão o mesmo tratamento. A ação pode ter sido motivada por duas questões: primeiro, elevar a audiência de seu próprio canal de vídeos – que exibe trechos das produções – e, segundo, conseguir mais assinantes para seu provedor, já que estes podem assistir na íntegra o material em questão.

A tarefa, porém, não será das mais fáceis. Por mais que a Google tenha aumentado a fiscalização sobre vídeos compartilhados ilegalmente – que estejam protegidos por direitos autorais – encontrá-los não chega a ser algo difícil. Capítulos inteiros da novela O Astro, por exemplo, ainda estão acessíveis no YouTube. O mesmo ocorre com Insensato Coração.

Talvez no caso mais célebre no que diz respeito à remoção de vídeos do portal, a apresentadora Daniella Cicarelli venceu ação na qual pedia a exclusão de uma gravação feita dela em praia na Espanha, enquanto trocava carícias com seu então namorado. Na época, a gigante das buscas teve dificuldades em respeitar a decisão, já que tão logo apagava uma versão, uma nova surgia.

 IDG