Diferentemente da Nokia e dos fabricantes de celulares com Android, a
Apple não conta com smartphones de baixo custo em sua linha de
produtos. Por isso, compete só na faixa mais alta do mercado.
Mas isso pode mudar com o lançamento do iPhone 5. A empresa
deve continuar vendendo tanto o iPhone 4 como o 3, mas com preços mais
baixos.
Essa notícia, não oficial, foi divulgada pelo site BGR, que diz tê-la
ouvido de uma fonte confiável. Se for verdade, a Apple poderá
posicionar seus produtos para atender a três faixas diferentes do
mercado. Segundo o site, o iPhone 3G será vendido sem contrato com
operadora, mesmo nos Estados Unidos, onde essa prática não é comum. Será
uma opção para usuários de celular pré-pago.
Dentro dessa estratégia, o iPhone 5 ocuparia, como é esperado,
o topo da linha Apple, enquanto o iPhone 4 ficaria na faixa
intermediária. Essa diversificação representaria uma mudança na
estratégia da Apple. Até agora, a empresa tem se preocupado mais com sua
margem de lucro que com o volume de vendas. No entanto, a oferta de
aparelhos mais baratos permitiria competir em volume com a turma do
Android e com a Nokia.
Embora a Apple não tenha divulgado quando vai lançar o iPhone
5, as apostas no mercado apontam para um anúncio até o final de agosto.
As vendas devem começar em setembro nos Estados Unidos e em outros
países, a tempo para aproveitar a temporada de fim de ano.
O aparelho deve vir redesenhado, com aspecto mais arredondado
que o do iPhone 4 e com tela maior. Vai rodar o novo sistema operacional
iOS5 e terá acesso gratuito ao serviço de computação em nuvem iCloud,
da Apple. Embora o nome iPhone 5 seja o mais provável, há quem diga que o
novo aparelho vai se chamar iPhone 4S. Em mais algumas semanas, vamos
saber.
Info