Quando a Apple lançar o iOS 5 na próxima semana, os usuários do iPhone e do iPad receberão vários recursos já disponíveis para os aparelhos Android, incluindo notificações, sincronização wireless, e operação sem necessidade de usar um computador.
Mas esse não é um jogo de "pega-pega". Apesar de a Apple estar riscando da lista alguns recursos que apareceram primeiro no Android, o iOS 5 também dá um passo a frente a sua própria maneira. O Android, enquanto isso, mantém muitos de seus recursos únicos que o tornam um rival viável para o aparelho da Apple. O resultado são dois sistemas operacionais que, apesar de parecidos na aparência, são muito diferentes na verdade.
A abordagem da Apple: a força do serviço
Os recursos individuais que a Apple está adicionando ao iOS 5 não são tão importantes quanto o quadro todo: a companhia está criando serviços para os seus usuários. Com o iOS 5, um iPhone pode te lembrar de pegar o leite quando estiver perto de uma loja de conveniência. Ele pode entregar jornais e revistas de modo automático por meio do app Newstand (algo como Banca de Revistas). Pode enviar mensagens rápidas do iMessages para outros usuários iOS. E pode renderizar páginas da web em um formato fácil de ler sem nenhuma confusão.
Os recursos individuais que a Apple está adicionando ao iOS 5 não são tão importantes quanto o quadro todo: a companhia está criando serviços para os seus usuários. Com o iOS 5, um iPhone pode te lembrar de pegar o leite quando estiver perto de uma loja de conveniência. Ele pode entregar jornais e revistas de modo automático por meio do app Newstand (algo como Banca de Revistas). Pode enviar mensagens rápidas do iMessages para outros usuários iOS. E pode renderizar páginas da web em um formato fácil de ler sem nenhuma confusão.

A abordagem do Android: praticidade e utilidade
A visão da Google para o Android não é tão coesa quanto a rival Apple com o iOS. O sistema é um apanhado de recursos e conceitos que, para o usuário comum, podem parecer mais complicados. Mas os usuários que aproveitam ao máximo os melhores recursos do Android acharão o sistema útil de maneiras que o rival iOS não é.
A visão da Google para o Android não é tão coesa quanto a rival Apple com o iOS. O sistema é um apanhado de recursos e conceitos que, para o usuário comum, podem parecer mais complicados. Mas os usuários que aproveitam ao máximo os melhores recursos do Android acharão o sistema útil de maneiras que o rival iOS não é.
Já falamos muito sobre os principais recursos do Android antes: direções passo-a-passo, widgets, comandos de voz extensivos. Mas onde o Android realmente se destaca é nas pequenas coisas. Você pode anexar arquivos a um e-mail – incrível, eu sei. Pode criar atalhos para contatos, instruções de navegação e bookmarks (favoritos) na tela inicial.
E para todo o falatório sobre a integração com o Twitter da Apple, o Android permite isso há anos e de uma maneira que está muito a frente. Toque no botão “compartilhar” (“share”) em um navegador web do Android, por exemplo, e verá opções para redes sociais como Twitter, Facebook, Google+ ou qualquer outro app no seu telefone que aceite URLs compartilhadas.
O iOS da Apple é um pacote de serviços fortemente “costurado”, feito para deixar a vida dos usuários mais fácil. O Android tem tudo o que você poderia pensar. A diferença de abordagem é a primeira coisa que todo usuário deveria considerar antes de se comprometer com qualquer uma das plataformas.