15 de nov. de 2011

Google publica detalhes sobre como classifica os resultados das buscas

Empresa descreveu 10 alterações recentes da ferramenta.
Google é investigado por favorecer seus negócios nos resultados.

O Google forneceu uma visão detalhada do seu processo de classificação de sites nesta segunda-feira (14), publicando pela primeira vez uma lista de alterações em seu algoritmo de buscas.

Embora não façam grandes revelações, os detalhes publicados no blog oficial do Google marcam uma mudança de postura da empresa, que é investigada por órgãos sobre seu processo de buscas.

O Google faz cerca de 500 modificações anuais na sua ferramenta de pesquisa. No blog, a empresa descreveu 10 alterações feitas recentemente. Entre elas estão as buscas em línguas com pouco conteúdo, como o suaíli.

Outra mudança foi a melhoria na forma como o Google classifica novos conteúdos. A alteração impactou em 35% das consultas que são feitas na ferramenta. A empresa também modificou a maneira que se determina quais páginas são oficiais. “Isto tende a classificar sites oficiais ainda mais acima no nosso ranking”, disse o post.

O Google já havia revelado mudanças na sua metodologia de buscas, mas o post foi a primeira vez que a empresa forneceu esse nível de detalhamento sobre uma série de ajustes.