11 de dez. de 2011

Facebook imita Twitter com botão “Assinar” para sites

Recurso funciona da mesma forma que a opção seguir do microblogue, permitindo internautas que não sejam seus amigos visualizarem publicações.

O Facebook está divulgando o novo botão “Assinar” para ser incorporado em sites, essencialmente uma versão do recurso “Seguir” do Twitter. O botão complementa a opção de assinaturas disponibilizada pela rede social em setembro, que permite a usuários que não são seus amigos visualizarem suas publicações, mais uma vez de forma similar ao Twitter.

Assim como o botão “Curtir”, quando você clica em assinar, é publicado em seu perfil que assinou o perfil de outro usuário - mas antes é preciso habilitar a função que permite receber assinaturas em sua conta.

Inicialmente, você verá os novos botões do Facebook em sites de publicações como Newsweek e até mesmo Huffington Post e TechCrunch, e para adicioná-lo em seu portal é preciso apenas inserir um código oferecido pela rede social.

O Facebook fez diversas alterações neste ano para proteger seu status de maior rede social do mundo, com 700 milhões de usuários ativos. Ameaçado pelo lançamento da Google neste ano, o Google+, o Facebook disponibilizou opções para criar listas de amigos, assim como acontece no recurso Círculos da concorrente.

O Twitter também está no caminho da rede social de Mark Zuckerberg, o que motivou o lançamento do recurso. E no mesmo dia em que o microblogue anunciou um novo layout, o Facebook divulgou o botão “Assinar” para sites, que imita a opção seguir da concorrente.

O problema é que o Facebook copiou a oferta de recursos das outras redes sociais populares para criar uma versão própria deles. Por exemplo, você não pode restringir o acesso dos seus assinantes às suas publicações no site, como é possível fazer no Google+, e as páginas de fãs não possuem o botão “Assinar”.