11 de dez. de 2011

HP irá abrir o código-fonte do sistema WebOS

Baseado em Linux, sistema foi usado nos smartphones da família Pre, da Palm, e no tablet HP TouchPad.

A HP anunciou nesta sexta-feira que pretende abrir o código-fonte do sistema operacional WebOS, originalmente desenvolvido pela Palm para uso em smartphones como o Pre, Pre Plus, Pre 2, Pre 3, Pixi, Pixi Plus e Veer e também utilizado pela HP (após a aquisição da Palm) no tablet HP TouchPad.

O anúncio oficial não dá detalhes sobre a licença de software escolhida para o projeto, nem define uma data a partir do qual o código estará disponível. Segundo a HP a idéia é que “desenvolvedores, parceiros, engenheiros da HP e de outros fabricantes de hardware possam entregar melhorias e levar novas versões do sistema ao mercado”. A empresa se compromete a continuar “participando ativamente” do desenvolvimento e suporte ao sistema.

O futuro do WebOS estava em aberto deste meados de agosto deste ano quando a HP anunciou o fim da produção de todos os aparelhos que o utilizavam, em resposta às fracas vendas do tablet TouchPad. Baseado no Linux, assim como o Android, o WebOS é amplamente reconhecido como um sistema amigável e elegante, mas que nunca teve a chance de “brilhar” devido ao hardware “fraco” (especialmente comparado ao oferecido pela concorrência) dos aparelhos onde foi embarcado.

Algumas partes do sistema já estavam disponíveis sob uma licença Open Source, mas o anúncio da HP engloba o sistema operacional completo, incluindo o "framework" de aplicativos ENYO. A HP convida desenvolvedores e consumidores a darem suas opiniões sobre o processo de abertura do WebOS no endereço developer.palm.com/blog.