13 de dez. de 2011

iTunes Store chega ao País com Roberto Carlos e Tropa de Elite

A loja da Apple entra no ar oferecendo compras de músicas, livros, filmes ou seriados e oferece opção para alugar conteúdo em vídeo.

A loja de entretenimento iTunes Store, da Apple, chegou oficialmente ao Brasil nesta terça-feira (13/12). O canal brasileiro, no qual antes existia apenas aplicativos da App Store, agora conta com um catálogo de músicas e filmes nacionais, além de livros e podcasts.
itunes-roberto-carlos.png
Entre as músicas, o destaque é de Roberto Carlos, com 106 músicas disponíveis na loja. O preço de cada música ainda aparece no formato americano, como US$0,99, mas fizemos o teste e elas podem ser compradas normalmente. Na lista de cantores nacionais, também estão outros populares, como Marisa Monte e Chico Buarque.
Depois de compradas, as músicas também são baixadas no iPhone ou iPad caso o aparelho esteja registrado com a mesma conta e a opção Transferência Automática esteja habilitada em Ajustes > Conta. 
itunes-roberto-carlos-2.png
Com o lançamento, quem tem uma conta brasileira na iTunes Store pode adquirir não apenas os novos títulos nacionais, mas também conteúdo internacional, como músicas da banda Coldplay. Antes, era possível comprar apenas aplicativos.
Outra novidade: o serviço iTunes Match para Mac e PC, que permite armazenar músicas na nuvem para acesso via iPhone, iPad ou iPod Touch, também está disponível para contas brasileiras pelo mesmo valor da versão americana: US$24,99.
Filmes: compra ou aluguel
Na sessão de filmes, quem rouba a cena é o Tropa de Elite 2, junto com os destaques Senna, The Smurfs e Planeta dos Macacos: a Origem. Quase todos os filmes têm a opção para aluguel: o usuário paga um preço menor, aproximadamente um terço do valor original, e pode assistir o filme no iTunes durante 30 dias após o aluguel. 
itunes-tropa2.png
Depois de reproduzir uma primeira vez, o iTunes oferece 24 horas para que o usuário termine de assistir, e depois o acesso é removido.
itunes-tropa2_2.png
Filmes internacionais, como X-Men: Primeira Classe, já são baixados com legendas em português, mas ainda não há uma opção para assistir com áudio dublado ou para desabilitar as legendas; elas ficam sempre ligadas.