26 de out. de 2010

Itália ordena que Google divulgue localidade dos carros do Street View

Veículos terão que ser claramente identificados.
Segundo jornal, itinerário deverá ser divulgado 3 dias antes.

A agência de defesa da privacidade na Itália instruiu o Google a garantir que os carros do serviço Street View sejam claramente identificados e que seu itinerário seja divulgado.

De acordo com o jornal La Stampa, o Google deverá divulgar, com três dias de antecedência, em que localidade seus carros estarão operando. A divulgação será feita, segundo os termos da decisão, no site do Google, jornais e estações de rádio locais.

"Houve um forte alarme e hostilidade em diversos países europeus contra o fato de o Google estar tirando fotos. Recebemos protestos até dos administradores locais", teria dito o presidente da agência de defesa da privacidade, Francesco Pizzetti, segundo o jornal italiano.

Em comunicado distribuído por porta-voz, o Google não confirmou os detalhes da decisão, mas afirmou que estava em contato constante com as autoridades sobre a proteção dos dados pessoais e informações sobre o percurso de seus carros.

Na sexta-feira, o Google admitiu pela primeira vez que os carros do Street View haviam acidentalmente recolhido mais informações pessoais do que a empresa havia admitido anteriormente.

Alemanha
Quase 250 mil famílias alemãs pediram ao Google para bloquear a imagem de suas casas no serviço Street View, que deve ser lançado ainda este ano no país. Devido à elevada preocupação com a privacidade na Alemanha, a empresa ofereceu distorcer imagens de prédios e casas antes que o serviço fosse publicado na internet.

Segundo Andreas Tuerk, gerente de produto do Google no país, a empresa está perto de lançar o Street View nas 20 principais cidades da Alemanha.

Reuters