25 de out. de 2010

Amazon lança versão gratuita de seu serviço de cloud

Usuários poderão rodar instância dentro de alguns limites de uso para testar a infraestrutura de computação em nuvem.

A divisão de serviços de tecnologia da Amazon, conhecida como AWS (Amazon Web Services), anunciou que fornecerá contas gratuitas de seus serviços pelo período de um ano, com início no dia 1º de novembro.

Pela proposta, os usuários poderão rodar gratuitamente uma instância (imagem virtualizada de um servidor) na Amazon EC2, serviço de computação em nuvem da companhia, utilizando todos os recursos associados. A ideia é permitir que potenciais clientes testem a infraestrutura, aumentem seu conhecimento sobre AWS e ganhem familiaridade com o serviço.

Caso a atividade da instância gratuita na Amazon supere os limites previstos, a conta será escalada automaticamente e o usuário passará a realizar o pagamento por uso baseada em uma tabela que prevê cobrança de recursos por hora.

No pacote gratuito o usuário tem 750 horas/mês para uma instância, na oferta Linux Amazon EC2, 30 GB de transferência de dados (15 GB para entrada e 15 GB para saída de dados) e 5GB de armazenamento também por mês, entre outros recursos.

O serviço está aberto a qualquer pessoa. Para assinar a partir do Brasil, é necessário usar um cartão de crédito internacional.
  
Computerworld