16 de nov. de 2010

Exagerar na internet em casa pode comprometer relacionamento familiar

De acordo com especialistas, pais devem impor limites dentro de casa.

Na casa de Michele Aguiar, seus dois filhos adolescentes chegam a passar seis horas por dia conectados à internet. Até durante o café da manhã eles não abandonam a rede – enquanto comem, os dois jovens trocam mensagens por seus laptops.

Passar muito tempo na frente do computador, comportamento que se repete mais durante feriados e férias escolares, pode comprometer o relacionamento familiar. De acordo com o psicólogo Ruy de Mathis, isso é ainda mais grave se a pessoa que exagera na dose é uma criança ou um adolescente.

- É dever dos pais dar o exemplo e estabelecer limites para o uso da internet.
Na casa de Michele, a filha, Nicole Aguiar, diz que, apesar de ela e o irmão brigarem muito dentro de casa, o mesmo não ocorre quando eles estão na internet.

A mãe diz que tenta manter o controle, mas admite que muitas vezes não consegue.

- Hoje, tudo tem acesso à internet. Celular, jogos de mão. Existem também muitas LAN houses, lanchonetes com computador disponível para clientes.

Segundo especialistas, as crianças não deveriam passar mais que uma hora e meia por dia no computador. Já para adolescentes, o tempo limite pode chegar a três horas – metade do tempo que os filhos de Michele passam na internet.

R7