Novo sistema ainda não está disponível para usuários brasileiros.
O fundador e executivo-chefe do Facebook, Mark Zuckerberg, apresentou nesta segunda-feira (15) uma nova ferramenta que pretende integrar as mensagens da rede social com torpedos de celular, e-mail e chat. O objetivo é que o novo sistema gerencie “todas essas formas de trocas de mensagens”.
A nova plataforma possui três características principais: independência de plataforma, histórico de conversação e uma caixa de entrada única. Isso quer dizer que: não importa o formato das mensagens (seja e-mail, chat ou SMS), todas elas serão armazenadas numa mesma caixa de entrada social, que vai organizar o histórico das conversas com cada uma das pessoas.
A nova ferramenta começou a ser desenvolvida porque, segundo Zuckerberg, o e-mail perdeu popularidade por ser muito lento e formal na visão de jovens internautas. Por isso, a decisão foi por integrar quatro ferramentas preferidas por esses usuários: SMS, chat (mensagens instantâneas), mensagens de Facebook e e-mail.
Além disso, o sistema permitirá que os usuários adotem endereços terminados em "facebook.com", mas Zuckerberg salientou que isso não torna a ferramenta um e-mail, já que ela também permitirá que o usuário envie mensagens instantâneas e SMS, junto com e-mails comuns e notas do Facebook.
Num primeiro momento, o sistema vai estar disponível apenas para alguns usuários dos Estados Unidos.
Assassinato do e-mail?
Segundo informações do site Techcrunch, o anúncio do Facebook ficou envolto a muito mistério nos últimos dias já que alguns analistas afirmavam que a empresa poderia anunciar uma ferramenta que “acabaria com o e-mail”. Essa informação, no entanto, foi desmentida por Zuckerberg.
- Essa ferramenta não vai acabar com o e-mail. É uma experiência de troca de mensagens que inclui o e-mail como uma parte dela.
Para o fundador do Facebook, um moderno sistema de mensagens deve ser: informal, imediato, personalizado, simples, mínimo e rápido.
- Esse é o caminho que deve funcionar no futuro.
Segundo Zuckerberg, de meio bilhão de usuários do Facebook, pelo menos 350 milhões utilizam o sistema de mensagens da rede social, enviando mais de 4 bilhões de mensagens por dia – número que vem crescendo rapidamente.
Para se ter uma ideia do tamanho do Facebook, o Gmail tem 193 milhões de usuários, o Hotmail/Windows Live conta com 361 milhões e o Yahoo Mail é usado por 273 milhões de pessoas.
A crescente rivalidade entre o Facebook e o Google deve ter um papel crucial em moldar o futuro da internet. O setor observa atentamente a essa disputa acirrada pelo tempo on-line dos usuários da web, pelos dólares dos anunciantes e pelos avanços tecnológicos.
AFP