29 de mar. de 2011

Metade dos tuítes relevantes vêm de 0,05% dos tuiteiros, aponta pesquisa

Alta concentração da audiência no Twitter é uma das descobertas de estudo do Yahoo Research, que destacou o caráter fechado dos usuários da elite.

Cerca de 50% dos tuítes consumidos pelos usuários do Twitter são produzidos por apenas 20 mil usuários, ou 0,05% do total, revela um estudo divulgado pelo Yahoo Research.

Intitulado “Who Says What to Whom on Twitter” (Quem diz o que para quem no Twitter, em tradução livre), o estudo analisou 260 milhões de mensagens, que ajudaram a classificar os usuários em elite (celebridades, blogueiros, mídia e representantes de organizações) e comuns.

Com base na massa de dados, a pesquisa apontou os cinco maiores usuários em cada categoria. Embora a lista seja dominada por celebridades e entidades dos Estados Unidos, o Brasil esteve representado na categoria Blog pelos sites Kibeloco e Não Salvo. Outros presentes no Top 5 foram @aplusk e @ladygaga (celebridades), @nytimes e @time (mídia) e @google e @Starbucks (organizações).

As classificações foram feitas com base no Twitter List, recurso que permite organizar a timeline de acordo com conjuntos específicos de usuários. Com base na classificação, os pesquisadores notaram que 20 mil usuários da categoria elite eram responsáveis por cerca de 50% dos tuítes consumidos.

Outra descoberta foi que os usuários da elite tendem a seguir pessoas de sua categoria: celebridades seguem celebridades, blogueiros seguem blogueiros, e por aí vai. No entanto, os blogueiros são os que mais retuítam informação, em comparação com outras categorias.

Citando estudos  anteriores, os pesquisadores destacaram  que a associação predominante no Twitter e baixa taxa de reciprocidade nas conexões faz com que o microblog pareça-se mais com uma rede de compartilhamento de informações do que com uma rede social.

E a circulação dos tuítes tem trajetória bastante fragmentada. Embora as empresas de mídia sejam de longe os usuários mais ativos do Twitter, apenas 15% recebidos dos usuários comuns vêm diretamente delas.

A conclusão dos pesquisadores foi que, apesar dessa fragmentação, o Twitter mantém a característica de alta concentração de atenção da audiência, sendo que a elite dos usuários costuma seguir a si mesma em vez de ser recíproca aos usuários comuns.

O estudo tem 10 páginas e pode ser obtido no site do Yahoo Research.

IDG Now