29 de mar. de 2011

Vírus no Linux existe ?!

Essa é uma pergunta que já ouvi muito por aí e uma afirmação que já usei para definir o motivo pelo qual uso Linux . E está aí uma meia mentira.

Hoje em dia todo mundo conhece a reputação do Linux de ser um sistema operacional seguro ao contrario do amado Windows, mas o fato do Linux ser considerado um sistema operacional seguro não necessariamente significa que não exista vírus para ele. É claro que a quantidade de vírus relacionada para Linux é inferior a do Windows, por questões obvias mais que é sempre útil salientar.

Então para melhor entendimento leia isso: Anti-vírus um circo onde os palhaçoes são os espectadores

No caso do Linux, o maior problema são as vulnerabilidades dos software e mesmo do Kernel, embora seja um grande problema ele é facilmente resolvido, pelo simples fato do Linux ser OpenSource existe todo um facilitador para que essas vulnerabilidades sejam resolvidas e isso acontece de um jeito quase simples.

O usuário “Padrão +1″ utilizando seu Linux encontra uma vulnerabilidade, pela consciência de compartilhamento que esse usuário adquirir por utilizar Linux, disponibiliza através da internet á vulnerabilidade, a Comunidade Linux verifica a vulnerabilidade e começam a trabalhar em cima da vulnerabilidade e vuala , problema corrigido.

Em outros sistemas operacionais, muita das vezes nem ficamos sabendo que existe tal vulnerabilidade e temos que aguardar pelo fabricante para que seja corrigido esse erro e se um dia for.

Agora, sabendo que vírus no Linux existe, que eles agem diretamente na vulnerabilidade do sistema, como se proteger ?! Simples, mantendo o sistema e softwares atualizados e quando digo atualizado é pra uma versão estável. 

Existem usuários que são compulsivos por atualizações, não podem ver uma atualização que vai instalando e depois reclama que o sistema foi invadido que esta ruim, instável e tal.

Enfim, para deixar um Linux sem vírus, a formula é fácil, mantenha o sistema e softwares atualizados, e nada de versões teste, betas e afins, sempre versões estáveis e testadas e se possível de vez em quando procure por vulnerabilidades do sistema e softwares utilizados, assim você garante um sistema seguro.

Ah, e no mundo Linux tome um pouco de cuidado com os softwares que instala, existem software que instalam rootkits no sistema deixando-o completamente vunerável, antes de instalar um software desconhecido procura se informa sobre ele.