23 de nov. de 2011

Google anuncia o fim do Wave e outros seis projetos em 'faxina geral'

Empresa cancelou ainda plano de produzir energia renovável.
Google Wave combinava e-mail e mensagens instantâneas.

O Google anunciou na terça-feira (22) o cancelamento de sete projetos, entre os quais o da energia renovável mais barata que o carvão, uma enciclopédia on-line semelhante à Wikipedia, e o Google Wave, que a partir de 30 de abril será desativado completamente.

Os planos, anunciados pelo Google no blog da empresa, representam a terceira etapa na “faxina geral” que a companhia vem promovendo desde que Larry Page assumiu como presidente-executivo, em abril.

“Para recapitular, estamos em meio a um processo de cancelamento de certos produtos que não tiveram o impacto esperado, integração de outros a esforços mais amplos e encerramento de alguns projetos que nos ajudaram a descobrir um caminho diferente”, escreveu Urs Holzle, vice-presidente sênior de operações do Google.

O Google afirmou que acreditava haver outras instituições em melhor condição de conduzir os esforços de desenvolvimento da energia renovável a “um novo patamar”. A empresa começou a realizar investimentos e a fazer pesquisas sobre tecnologia que reduziria o preço da energia renovável em 2007, com especial atenção à tecnologia de energia solar.

Os sete projetos cancelados:

Google Wave: tentativa de combinar e-mail e mensagens instantâneas para colaboração em tempo real.

Google Bookmarks List: serviço permitia aos usuários compartilhar os “favoritos” com os amigos.

Google Friends Connect: permitia aos webmasters adicionar recursos sociais em seus sites ao incorporar alguns trechos de código.

Google Gears: extensão do navegador que permitia criar aplicações offline.

Google Search Timeline: gráfico mostrava o histórico dos resultados de buscas.

Knol: um projeto semelhante à Wikipedia, que visava melhorar o conteúdo na internet.

Energia renovável mais barata: projeto tinha o objetivo de encontrar maneiras de melhorar o uso da energia solar.