21 de dez. de 2011

Google mantém contrato de busca com Fundação Mozilla

Renovado por mais três anos, o contrato prevê que o Google continuará a ser o mecanismo de busca padrão utilizado pelo browser Firefox.

Depois de ter sido acusada de “conspirar” contra a saúde financeira da concorrência, a Google anunciou hoje a renovação de um contrato de fornecimento de serviços de busca com a Mozilla para os browsers Firefox por mais três anos.  A renovação do contrato entre as duas empresas é vital para a sobrevivência da Mozilla pois, segundo informações do mercado, o contrato anterior, nos mesmos moldes, seria responsável por até 84% do faturamento anual total do Firefox.
No blog da Mozilla, Gary Kovacs, CEO da fundação, é sintético: “Estamos felizers em anunciar que negociamos um acordo de receitas mútuas significativo com a Google. O novo acordo estende nosso relacionamento de longo prazo por mais três anos e define que o Google Search continuará a ser o mecanismo de busca padrão para centenas de milhares de usuários Firefox no mundo todo”.
No mesmo comunicado, Alan Eustace, VP senior de Search da Google, diz que “a Mozilla tem sido um parceiro valioso para a Google ao longo dos anos e fazemos votos de que essa parceria se mantenha nos próximos anos”.
Os termos comerciais do contrato não foram informados e estão sob sigilo. Chrome e Firefox hoje estão praticamente empatados na preferência dos usuários de internet, cada qual com uma fatia de 25% do segmento de browsers de web. Numa brincadeira simpática sobre a Google, o site Business Insider comenta: parece que o lema “don’t be evil”  ainda vale